quinta-feira, 19 de maio de 2011

Semace faz visita técnica a caverna em Madalena e Itatira

Dra. Célia Leite presidente do CCAPBrasil, vem articulando ha varias decadas com autoridades das esferas, municipal, estadual e federal com apoio da SEMACE, o sonho foi realizado.


Confira materia:

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou uma visita técnica à caverna conhecida como Casa de Pedra, localizada num assentamento rural entre os municípios de Madalena e Itatira. A visita foi solicitada pelo Centro Cultural de Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAPBrasil), que pretende tornar a caverna um atrativo ecoturístico para a região. O gestor ambiental e geógrafo Felipe Monteiro esteve no local nos últimos dias 13 e 14 de abril, para orientar o processo de licenciamento para a exploração turística da caverna.




A “Casa de Pedra” fica numa área de reserva legal dentro do assentamento de Umarizeiras, entre Itatira e Madalena, no Sertão Central. Segundo Felipe, a caverna forma labirintos internos e tem grande potencial ecoturístico. “É um lugar de muita beleza e acesso não muito difícil”, explica. A primeira visita foi de reconhecimento. Para obter o licenciamento para a exploração turística, são necessários estudos ambientais específicos, entre eles o levantamento topográfico e o mapeamento do patrimônio espeleológico e biológico.



A população já conhece e frequenta o local, mas o uso incorreto vem causando a degradação do patrimônio. “Por falta de educação ambiental, as pessoas vêm degradando o lugar com lixo e pichações”, aponta o gestor. Toda caverna é patrimônio da União, mas, segundo o geógrafo, a “Casa de Pedra” não está incluída nos registros oficiais feitos pelo Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav-ICMBio).



Saiba mais




A Semace participou do II Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental, promovido pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio/MMA) em Minas Gerais, em agosto de 2010. Os gestores ambientais da autarquia, Felipe Monteiro e Fernanda Lima, estavam entre os profissionais de instituições do Sisnama capacitados com base na legislação de proteção do patrimônio espeleológico, além de outros conhecimentos específicos da área. O objetivo do curso foi capacitar os profissionais para a análise dos processos de licenciamento ambiental que interfiram em cavidades naturais subterrâneas, de acordo com o Decreto Nº 99.556/90; a Resolução CONAMA Nº 347/2004; e a Portaria Ibama nº 887 de 15/06/1990. Após o curso, a Semace já realizou visitas de campo em cavernas de Tejuçuoca e Madalena.




Roberta Felix
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário